PT – Escolhas rápidas e imparciais de contratação automatizada

Problema

HR – Fast and Unbiased Automated Hiring Choices

Especialistas experientes em RH de empresas de recrutamento, bem como de empresas de médio e grande porte que atuam em diferentes mercados, estão constantemente acumulando bancos de dados ricos em candidatos para todas as posições mais importantes e exigidas. Eles mantêm cuidadosamente e atualizam regularmente esses bancos de dados contendo um grande pacote de documentação para cada um dos candidatos já avaliados. Entre outros materiais, o arquivo pode conter autodescrições, respostas a vários questionários ou até mesmo gravações de áudio ou vídeo de entrevistas. Hoje em dia, a gravação de entrevistas por motivos de armazenamento de dados e uso posterior em avaliação e outros fins está se tornando cada vez mais popular.

A triagem e reavaliação de candidatos valiosos do vasto banco de dados pode representar um verdadeiro desafio. Especialmente no contexto de contratar especialistas para posições críticas (por exemplo, um Analista de Marketing Líder para a equipe de Marketing e Vendas de um projeto recém-lançado). A escolha relevante deve ser feita rapidamente e em um nível de confiabilidade elevado. Além disso, deve ser imparcial.

A análise manual do banco de dados consome tempo e recursos. Felizmente, a Sentino é capaz de propor uma solução de alta tecnologia que ajuda a economizar tempo e dinheiro.

Solução

A solução eficaz é a API de Análise Semântica de Entrevista da Sentino. Ela permite a seleção de 2 a 5 especialistas de topo entre 100 a mais de 200 candidatos em potencial. Todo o processo inclui vários passos simples.

1. Pontuação de texto

A. Um especialista em RH seleciona gravações de áudio e/ou vídeo de interesse do banco de dados corporativo e as envia por meio do Painel de Entrevistas da Sentino. Desenvolvemos propositalmente esta interface fácil de usar para um envio conveniente de arquivos. Você pode realizar todo o processo de upload em apenas alguns cliques.

B. Utilizamos software de reconhecimento de fala de IA para transcrever os arquivos enviados para a forma de texto.

C. A API de Análise Semântica de Entrevista da Sentino usa a transcrição resultante para mineração de texto. É alimentada por tecnologias inovadoras de IA/ML/NLP e extrai precisamente todo o conteúdo psicológico disponível de frases e trechos individuais. A Sentino coleta e agrupa fatos psicológicos em traços e os projeta em mais de 20 inventários de personalidade. Atualmente, estão disponíveis até 250 traços e esta lista pode ser ainda estendida por solicitação. Os dados brutos sempre fundamentam cada conclusão individual. Além disso, determinamos um nível de confiança estatística para cada resultado.

Interview transcript
Fragmento da transcrição da entrevista
Interview scoring
Fragmento da pontuação da entrevista

2. Perfilagem de Personalidade

Todos os resultados mencionados acima contribuem juntos para a geração de um retrato de personalidade multifacetado e abrangente com base em inventários amplamente conhecidos (Big 5, NEO-PI, DISC, RIASEC, ORVIS, etc.). Parece um perfil de personalidade que está aberto para atualizações regulares e enriquecimento com novos dados. Após a conclusão do processamento da entrevista, o usuário recebe uma notificação correspondente por e-mail do Painel de Entrevistas da Sentino. A notificação é gerada automaticamente. Depois disso, o perfil está disponível para download como um relatório em dois formatos de arquivo (.csv e .json). O processo de download é fácil e intuitivo. Você pode realizá-lo rapidamente, em apenas alguns cliques. O perfil final de personalidade inclui pontuações e diagramas, bem como descrições e recomendações em texto. Os profissionais de RH podem comparar facilmente esse retrato psicológico do candidato com perfis de outros candidatos reais para a posição vaga em consideração ou com um perfil do candidato “ideal” para ela.

3. Decisão de Contratação

Com base no relatório recebido, o Departamento de RH pode realizar a segunda rodada de entrevistas com um número estritamente limitado de candidatos de topo (geralmente de 2 a 5) e tomar uma decisão final de contratação. Geralmente, o período subsequente de prova, com duração de um a três meses, prova que essa decisão foi bem-sucedida.

Por favor, observe que uma abordagem ética para o emprego de IA exige aderir a valores fundamentais como direitos individuais, privacidade, não discriminação e não manipulação. É por isso que a IA não deve ser usada como única fonte de tomada de decisão. As melhores práticas estipulam sua aplicação em conjunto com outras fontes de informação e julgamento humano. O uso ético da IA abre numerosas e significativas vantagens.

Benefícios

Interview Semantic Analysis API from Sentino - Benefits for HRs
  • Economia de tempo e custo
  • Processamento efetivo de uma grande quantidade de informações
  • Ferramentas de avaliação de RH validadas e reconhecidas globalmente
  • Seleção justa e imparcial de candidatos
  • Consideração cuidadosa de traços de personalidade específicos
  • Adequação perfeita à cultura da empresa
Scroll to top